A pandemia de COVID-19, ainda presente em nosso dia a dia e que gera grande temor na população trouxe consigo uma grande procura aos prontos atendimentos e clínicas médicas. Com um largo espectro de sintomas, alguns exames surgiram para definição diagnóstica e a tomografia de tórax ocupou um importante espaço no auxílio da confirmação da doença.
Devido ao aumento do fluxo de pacientes com suspeita de estarem infectados um grande número de pessoas tem sido submetido a tomografia de tórax e assim tem gerado situações como o diagnóstico de outras doenças não relacionadas ao Covid-19, tais como nódulos e massas pulmonares com características de câncer e demais alterações compatíveis com doenças benignas.
O médico que assiste estes casos jamais deve se ater a um único tipo de doença, avaliar sempre o paciente como um todo, estar atento a possíveis alterações não consideradas inicialmente e sempre que preciso contar com o auxílio de especialistas da Cirurgia do Tórax, Pneumologista ou Infectologista. Como sabemos, a maioria desses pacientes não apresentam queixas específicas de determinadas doenças ja citadas. Sendo assim toda a atenção deve ser necessária.
Desta forma, em caso de dúvidas ou da necessidade de aprofundar investigações procure um especialista.
Commentaires