Pneumonias são doenças inflamatórias agudas de causa infecciosa que acometem os pulmões, podendo ser causadas por vírus ou bactérias e ocorrem quando as defesas do hospedeiro são vencidas pelo agente infeccioso.
O agente etiológico mais frequente na pneumonia comunitária é a bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), que atinge os pulmões através da aspiração de secreções da orofaringe, principalmente durante o sono, podendo haver associação a uma infecção viral, como gripe e covid-19.
A pneumonia é a principal causa de morbidade e mortalidade na população idosa, por isso adquire tanta importância. Com a idade, o sistema respiratório sofre várias alterações estruturais, fisiológicas e imunológicas, que são fatores de risco para infecções.
A redução da resposta imunológica no idoso pode ocorrer também pela presença de doenças subjacentes, como diabetes mellitus, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência cardíaca, câncer, etc.
Para a prevenção das pneumonias é importante a realização de avaliação médica periódica para a detecção precoce e controle das comorbidades, imunização contra a gripe, covid-19 e pneumococo, cessação do tabagismo e a prática regular de atividades físicas.
Komentáře